Projeto Conexão Educacional

Geografia

Rodeio, 9 de abril de 2022

Arquivos:

Ensino Religioso

Rio do Sul, 06 e 07 de fevereiro de 2023

Arquivos:


Criciúma, 25 de abril de 2023

Arquivos:

Religiosidade e cultura popular na América Latina:
A ontologia dos povos originários como condição de reflexão

A sociedade do tempo presente é composta por uma multiplicidade de acontecimentos e eventos. Este artigo tem por desafio refletir duas condições, a religiosidade e a cultura popular na América Latina. As duas condições apontadas passaram por diversos processos de desterritorializações e foram transformadas radicalmente. A atualidade é marcada, entre tantos processos, pela secularização e pelo neopentecostalismo. Diante deste conjunto, objetiva-se investigar como as teorias da libertação contribuem para uma leitura atual da religiosidade e da cultura popular na América Latina. O objetivo será desenvolvido por análise bibliográfica visando a apresentação de uma cartografia social deleuzo-guattariana a partir dos conceitos mobilizados. A mobilização apontou três contribuições das teorias da libertação para o tempo atual, a educação como potência da esperança; resistência às ideias individualizadas proposta pelo secularismo e pelo neopentecostalismo e a retomada da ideia da comunidade. A construção dar-se-á a partir da recuperação de ideais dos povos originários que vivenciaram e sentiram o cheiro dessa terra. 

Referência:
Melchioretto, A. F. (2023). Religiosidade e cultura popular na América Latina: A ontologia dos povos originários como condição de reflexão. V17, Nº 31-Jan/Jun 2023. 

Competências socioemocionais

Rio dos Cedros, 08 de maio de 2023

Arquivos:

Ascurra, 05 e 06 de fevereiro de 2024

Arquivos:


Conexão História

Criciúma, 21 de julho de 2023

Arquivos:

Projeto Conexão Criciúma. A convite do SENAC estive em Criciúma para trabalhar com professores da rede pública municipal de Criciúma. A formação continuada é sinônimo de nutrir nosso saber com informações atualizadas e práticas pedagógicas eficientes. Ao compartilhar conhecimentos entre colegas ampliamos nosso repertório e aprimoramos nossa atuação em sala de aula. O desafio do dia foi apresentar "o contexto da província de Santa Catarina na Guerra do Paraguai". Dediquei um tempo significativo para mostrar, além da reflexão, como ela foi territorializada. Não é só o saber, mas como construímos o saber.


#ConexaoSENAC

#FormaçãoContinuada #ConferênciaPedagógica #EducadoresInspiradores #ConhecimentoCompartilhado #EducaçãoTransformadora #ValorizandoProfessores #JuntosPelaEducação