Educação

Sugestão de filmes e séries com elementos curriculares

Produção acadêmica

Dialogicidade e reflexividade: aproximações entre Paulo Freire e Antônio Nóvoa

18/03/2023

O princípio do diálogo implica formas de reconhecimento do outro, em seu saber, seus modos de pensar e seus argumentos. O tema do diálogo acompanha a história da Filosofia e da Educação, pelo menos, desde a figura de Sócrates. O diálogo delineia caminhos possíveis para tratar de educação, em termos epistemológicos, éticos e pedagógicos. Em nosso tempo, Paulo Freire é a insígnia mais visível da relação entre diálogo e educação. Frente a isto, o artigo tem por objetivo aproximar as ideias de diálogo e reflexividade, mobilizando leituras de dialogicidade em Paulo Freire (1921-1997) e de reflexividade em António Nóvoa (1954). O procedimento, realizado pelo diálogo entre quatro pessoas, é a revisão bibliográfica e a análise dos conceitos implicados nesta reflexão.

Uma-aula-que-quer-ser-rizoma

18/08/2016

A presente pesquisa compreende as possíveis conexões entre o estudo da filosofia, o uso de Redes Sociais Virtuais (RSV) e a noção de rizoma na escola. É desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Saberes de Si, no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, do Mestrado em Educação da FURB. Essa pesquisa sobre o estudo de filosofia no Ensino Médio se mostra importante porque sua presença é algo recente na história do ensino secundarista no Brasil. Vivemos em espaços de conexões: o tempo atual evidencia possibilidades de ligações ininterruptas com o ciberespaço. Novas tecnologias digitais são inseridas e reinventadas em fluxos constantes. Novos espaços, novas possibilidades e novas conexões. As novas tecnologias digitais não eliminam as tecnologias de época, como a escola. A escola, de maneira geral, é perpassada por um discurso de inserção, adaptação ou de resistência às tecnologias digitais que se desvelam o tempo inteiro diante dela. A dissertação é um estudo desenvolvido por uma experimentação com novas tecnologias digitais, no caso, o uso de RSV. Analiso uma experiência de estudo de um tema filosófico com o uso de RSV envolvendo estudantes de Ensino Médio. Com isso, cartografarei uma experiência de estudo da filosofia na escola com as RSV a partir do conceito de rizoma. A análise de dados foi feita a partir dos conceitos de rizoma, de Gilles Deleuze e Félix Guattari e do conceito de Ciberespaço, de Pierre Lévy. A experimentação aconteceu em cinco encontros nos quais os estudantes utilizaram o Facebook para a realização de diversas atividades. Isso evidenciou que o uso de ferramentas virtuais, muitas vezes condenadas por legislações e renegadas por escolas, podem trazer reflexões, incômodos e oportunidades interessantes. A análise mostrou que, o que pode parecer um simples elemento de dispersão ou de fuga dos estudantes diante de esquemas enrijecidos pela escola, apresenta, em realidade, uma flexibilidade de possibilidades, trazendo ao estudante experiências significativas com a filosofia. 

Quais são os efeitos da “pandemia da Covid-19” na escolarização?

28/03/2023



REFERÊNCIAS


FEITOSA, Rita Celiane Alves. SANTOS, Sandra Alexandre. Os efeitos do distanciamento social em contexto de pandemia (Covid-19) no desenvolvimento cognitivo da criança em processo de alfabetização: uma visão vygotskyana. Anais VII CONEDU - Edição Online,  Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69224>. Acesso em: 04/03/2023


SANTOS, Ester Alves dos; ROSÁRIO, Gabriela Chem de Souza do. Alfabetização no contexto de pandemia covid-19: reflexões sobre a realidade escolar. In: MARGRAF, Sheila Kalkmann Ribeiro. Pesquisa e educação: saberes construídos na formação inicial. [S.l.]: Editora ZH4, 2022. p. 197–213. Disponível em: <https://www.editorazh4.com.br/assets/uploads/arquivo/1dfb9-pesquisa-e-educacao_e-book_vf.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2023. 


SCOZ, Emanuella; MELCHIORETTO, Albio Fabian. Diário de uma professora em crise: adaptações de aulas práticas em dias de isolamento. Investigação Filosófica, v. 11, n. 2, p. 189–203, UNIFAP, Macapá. 2020. 

O território da escola: a percepção entre os participantes do PROESDE Desenvolvimento

11/06/2023

O Programa de Educação para o Desenvolvimento Regional, PROESDE Desenvolvimento, é uma oportunidade de aproximar discussões que atravessam o desenvolvimento regional e a educação. O programa vislumbra a possibilidade de mobilizar atividades de ensino e aprendizagem; pesquisa e extensão voltadas à formação cidadã e produzir posturas de intervenção, propondo políticas públicas. O estudo que se apresenta é uma cartografia social montada a partir de um relato de experiência de um tutor do PROESDE Desenvolvimento. Objetiva-se cartografar a percepção de escola entre os participantes do PROESDE Desenvolvimento a partir de atividades desenvolvidas no elemento curricular de Educação e Cidadania. Perguntou-se aos estudantes participantes do projeto de extensão como eles percebem a escola. A metodologia escolhida para geração dos dados e análise é a cartografia social, compreendida com as leituras de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O domínio conceitual e a leitura de contexto são duas variáveis que compõem um conjunto de possibilidades válidas para se propor um desenvolvimento multidimensional que seja capaz, por sua vez, de pensar estratégias para um desenvolvimento menos desigual. 

O impacto da feira de ciências numa escola de Ensino Médio Profissionalizante

11/02/2024: Anais do III Seminário de Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática

Este resumo descreve a experiência da criação da primeira feira de ciências em uma escola privada no Médio Vale do Itajaí, que, atualmente, possui três turmas de ensino médio profissionalizante. O evento, ocorreu entre fevereiro e junho de 2023, teve como objetivo principal incentivar o interesse pela ciência e estimular o pensamento crítico dos e-discentes. Para isso, os estudantes do ensino médio desenvolveram projetos de pesquisa nas mais diversas áreas científicas com um tema central: sustentabilidade.

[…] 

O “novo” Ensino Médio pela ótica de estudantes: o “obsoleto

envelopado em nova roupagem?”

23/02/2024 | Revista Educação por Escrito

A  Lei  n.  13.415/2017  estabeleceu  nova  estrutura  curricular,  possibilitando, em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e,  no  estado  de  Santa  Catarina,  o  Currículo  Base  do Território  Catarinense  do Ensino Médio (2021). O caráter enciclopédico, fragmentação do conhecimento, baixa atração e reduzido protagonismo dos estudantes motivaram a reforma. Na opinião dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, a reforma atingiu seu objetivo?  Com  um  questionário  a  estudantes  de  uma  escola  pública  estadual de Blumenau/SC, esta pesquisa debate a eficiência da reforma acerca do que ela  prometia.  Pelas  respostas,  há  certa  continuidade  em  relação  ao  modelo anterior,  bem  como  distanciamento  do  cotidiano  dos  estudantes,  sugerindo que as propostas ainda são promessas. A base teórica inclui contribuições dos estudiosos Pérez Gómez, Andy Hargreaves e Paulo Freire.

De Yellow Kid à One Punch Man: o uso de histórias em quadrinhos no contexto escolar

16/03/2024 | Diálogos sobre o Ensino e a Educação

Apresento um capítulo de livro que co-escrevi com Julia Raasch que apresenta a construção de uma reflexão do uso de História de Quadrinhos no contexto escolar. Diante dele propõe-se pensar os HQs como potência para mobilizar um encontro literário e reflexivo entre estudantes-leitores e às possibilidades que a escola oferece. O texto objetivou analisar os quadrinhos como ferramenta de incentivo à leitura. A partir deste eixo norteador objetivos específicos inclui discutir o uso dessas narrativas como catalisador do hábito de leitura.