Catequese

Arquivos 2024

1. Roteiro de adoração para as 24 Horas para o Senhor 2024 (10/02/2024): As 24 Horas para o Senhor são um período de oração e adoração a Deus, que acontece na Quaresma, neste ano, entre 08 e 09 de dezembro. O tema proposto pela catequese será a reflexão a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2024: fraternidade e amizade social.

2. Planejamento estratégico da catequese para 2024 (12/02/2024): Documento com apresentação do itinerário de encontros para as turmas de Eucaristia e Confirmação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranduba, Sta. Catarina. 

3. Itinerário para Primeira Confissão (atualizado 13/02/2024): Roteiro para preparar dignamente a primeira confissão dos catequizandos de iniciação à Vida Cristã

4. Folheto da I Eucaristia (atualizado 17/02/2024): Roteiro da missa da Celebração da I Eucaristia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranduba, SC.

5. Catequese do Círio Pascal (13/03/2024): A catequese do círio pascal é o itinerário de encontros que explica o significado da vela do círio, a qual é acesa durante a Vigília Pascal e simboliza a luz de Cristo ressuscitado, trazendo esperança e renovação./2024): Roteiro da missa da Celebração da I Eucaristia da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranduba, SC.

6. O itinerário da Iniciação à Vida Cristã (13/03/2024): Roteiro esquemático apresentado pela CNBB com os quatro tempos do itinerário de Iniciação à Vida Cristã.

7. Orientações para os coordenadores de comunidade (27/04/2024): O que faz o coordenador de catequese da comunidade?

A CATEQUESE NO CAMINHO DE EMAÚS

Texto base: Lucas 24, 28-36

O caminho de Emaús é um caminho de aprendizado. Partindo deste pressuposto, pode-se afirmar, que ele é um itinerário catequético. O texto bíblico afirma que havia uma distância de 60 estádios (Lc 24,13), equivalendo a aproximadamente a 12 quilômetros. A distância foi percorrida, a distância foi superada, ela representa uma passagem.

Os discípulos voltam perplexos de Jerusalém. Foi uma volta dura, de despontamento. Ao mesmo tempo, foi um tempo de instrução para reviver a esperança (Lc 24, 33). A catequese é o momento da instrução e ele deseja nos tornar esperançosos.

Os discípulos beberam na fonte, mas estavam com rosto sombrio, desesperançosos (Lc 24, 17). A experiência de Jesus, ou a experiência do encontro com Jesus, acontece em tempos diferentes e de maneira diferente marcando uma passagem entre fases. A primeira fase é o querigma. “Permaneça conosco” (Lc 24,29) disseram os discípulos. O tempo do primeiro anúncio é o tempo da experiência do encontro, e ele acontece na pluralidade das partes, ele não é unilateral. Tanto o catequista, quanto a família anunciam mutuamente a esperança do encontro. Cada qual o faz a partir da sua condição vivencial. Seja  na forma de preocupação, “o dia já declina” (Lc 24,29), ou na perenidade do encontro. O querigma transcende o primeiro momento, ele atinge a afetividade, “não ardia o nosso coração”, por acaso? (Lc 24,32).

Do chamado, da caminhada, estabelece-se um compromisso pela vivência da Liturgia. “Tomou o pão e repartiu” (Lc 24,30). O partir do pão é a marca do reconhecimento. Reconhece-se um ensinamento, uma prática e isso é pleno de significado. Aqui acontece o catecumenato. A doutrina são apenas palavras, mas ela assume a condição de vida, ao se encontrar um sentido, que está na partilha. A catequese é uma partilha, assim como foi o querigma. A partilha é a celebração dos ensinamentos que se dá a partir da bênção. No texto bíblico não foi apenas a repartição do pão – que por si é um lindo gesto -, mas foi a repartição do que é sagrado pela bênção. A partilha daquilo que é Deus e está dado para todos os irmãos (Mt 23,8).

Anunciada a Palavra e celebrada, chega a ação. “E eles narraram os acontecimentos do caminho” (Lc 24,35). A catequese é uma construção de uma narrativa dada por um itinerário. Ela é voz, em vez de silêncio; é ação em vez de aula e, é instrução, celebrada em vez de monólogos. A catequese é um encontro mistagógico. Se não houve mistagogia, não haverá encontro com o Cristo, e isso significa que o caminho foi vazio, mesmo cheio de símbolos e acontecimentos, como foi boa parte do caminho de Emaús, “insensatos e lentos de coração” (Lc 24,25).

Ao experimentar Jesus, a postura da insensatez transfigura-se para a alegria do Evangelho, “é verdade, o Senhor Ressuscitou!” (Lc 24, 34).

Arquivos 2022 e 2023

01. Querigma, pré-catecumenato e catecumenato (22/09/22): Material apresentados aos catequistas da Escola Paroquial para Novos Catequistas: Paróquia São Judas Tadeu (Água Verde; Jaraguá do Sul). O material versa refletir sobre o itinerário formativo à vida cristã a partir de três proposições, o querigma, o pré-catecumenato e o catecumenato. Os três passos provocam para tornar a ação da catequese, verdadeiramente, um processo de saída, mas, saída para onde? 

02. As bem-aventuranças (30/09/22): Texto, em construção, utilizado na Escola Paroquial de Catequese, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranbuba. O texto é mobilizado pelo “Sermão da Montanha”, pelo menos a primeira parte dele, em Mateus 5,1-12 e objetiva apresentar a celebração da entrega de “Entrega das Bem-aventuranças” 

Do Sacramento da Crisma à missão do catequista

03. O Pai Nosso e a Iniciação à Vida Cristã (30/11/22): Texto, em construção, utilizado na Escola Paroquial de Catequese, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Massaranbuba. O texto apresenta o significado da celebração da entrega da Oração do Senhor, no contexto iniciático, a partir do evangelista Mateus.  

04. Advento: tempo de esperançar (09/12/22): Leitura Orante de Sofonias 3,14-18  pensada para um encontro de catequese junto ao presépio durante o tempo do Advento.

05. III Ano Vocacional (19/01/23): Apresentação em slides do Texto-Base para o III Ano Vocacional do Brasil, com tema  Vocação - graça e missão e lema, "corações ardentes, pés a caminho". 

06. Orientações para celebrações da catequese (13/02/23): Roteiro explicativo de como organizar as celebrações e entregas da catequese. As celebrações e as entregas são realizadas no itinerário. 

07. Campanha da Fraternidade 2023 (14/02/2023): A Paróquia Sagrado Coração de Jesus promoveu o Seminário Paroquial da Campanha da Fraternidade 2023, na noite de quinta-feira, 9 de fevereiro. Uma ação conjunta que envolveu ministros auxiliares das comunidades, catequistas, liturgia e coordenadores de comunidade. Sob o tema, "Fraternidade e Fome", e o lema, "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16), o casal Rinaldo e Raquel S. Santos, assessores, e Albio Fabian Melchiorettto apresentaram o ver, o julgar e o agir, a partir da metodologia adotada pela CF.

08. As visitas no pré-catecumenato (01/04/2023): O planejamento da visita é tão importante quanto a ação de visitar. Primeiro passo, veja com a coordenação local da catequese, quem serão seus catequizandos. Organize a lista de nomes, contatos e nomes dos responsáveis. Na sequência, contate, agendando previamente a visita. Busque um horário adequado a todos os envolvidos. Nos dias que antecedem a visita, ponha cada um dos familiares em oração.

09. Orientações para o ensaio com crismandos (12/07/2023): Orientações para catequese O fruto do Espírito Santo, que será vivenciada como preparação para a Crisma.  Até dia 22 de julho: realizar a catequese de preparação. 23 de julho, 8h, Missa e ensaio para a Crisma, na Matriz Sagrado Coração de Jesus. 05 de agosto, 17h30, Crisma, na Matriz Sagrado Coração de Jesus.

10. Mensagem do dia do catequista (2023). Mensagem da coordenação de catequese da Paróquia Sag. Coração de Jesus, aos catequistas da comunidade paroquial, pela passagem do dia da celebração da vocação do catequista. 

11. A metodologia da catequese (07/09/2023): Material para formação com catequistas discutidos na Paróquia Nossa Senhora das Graças (S. Francisco do Sul), com foco na metodologia catequética.